Doar orgãos é salvar vidas

Doação de Órgãos - Vídeo "CONVERSA" 2

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Na quarta-feira (27), o gráfico Maurício Masferrer, de 57 anos, teve dupla alegria ao acordar de uma cirurgia no Hospital Israelita Albert Einstein. Além de saber que seu transplante de fígado havia sido bem-sucedido, conheceu quem conseguiu o órgão que lhe salvou a vida. Era a primeira vez que o enfermeiro Edvaldo Leal de Moraes, do setor de captação de órgãos do Hospital das Clínicas, ficava frente a frente com um receptor. Na profissão há doze anos, até então o piauiense só tinha tido contato com famílias de doadores. Ao ver Masferrer saudável e falante, desabafou: "Cuide bem desse fígado, pois deu trabalho encontrá-lo!". Com sorrisos largos e um firme aperto de mãos, enfermeiro e paciente celebraram a vitória sobre a morte. Vítima de uma hepatite B, que evoluiu para cirrose e tumor, Masferrer precisava de um fígado novo havia mais de cinco anos. A aguardada ligação chegou às 8 horas de domingo ao Einstein, que mantém convênio com o SUS. Do outro lado da linha, Moraes informava que um adolescente de 14 anos, de Pirituba, tivera morte encefálica após levar um tiro. "Fiquei emocionado porque a mãe do garoto decidiu doar todos os órgãos e ainda fazer uma campanha contra a violência", conta o enfermeiro. Além de o fígado ser dividido entre Masferrer e um bebê de 10 meses, houve receptores compatíveis para os pulmões, pâncreas e rins do garoto.

2 comentários:

  1. Olá blogueiro,
    Sem dúvidas a doação de órgãos é um ato de solidariedade que pode salvar várias vidas. Por isso é tão importante conscientizar as pessoas. Para saber mais sobre o tema visite o link:http://bit.ly/cHLx34. Lembrando que o passo principal para ser um doador de órgãos é conversar com a família e deixar claro o seu desejo de ser doador.
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Olá, o blog de vocês está legal pois fala de um gráfico que teve uma dupla alegria quando acordou no hospital pois tinha feito o transplante de fígado que foi um sucesso e ainda conheceu quem doou o fígado para ele.Parabéns!

    ResponderExcluir